1/3

Burocratas sênior do Japão demitidos em meio a escândalos sobre jantares com o filho de Suga


JAPÃO - O ministério das comunicações do Japão disse na sexta-feira que substituiu dois burocratas seniores e está considerando repreensões após relatos de que seus funcionários receberam jantares caros por um filho do primeiro-ministro Yoshihide Suga, em possível violação do código de ética.


O ministro das Comunicações, Ryota Takeda, negou que o escândalo tenha sido o motivo das transferências de Yoshinori Akimoto, diretor-geral do escritório de informações e comunicações, e de Hironobu Yumoto, vice-diretor-geral do bureau, mas disse que foi decidido "à luz de várias situações" durante uma sessão contínua de dieta.


O governo e o Partido Liberal Democrático de Suga pretendem aprovar projetos de lei que incluem o orçamento fiscal de 2021 e revisões da Lei de Radiodifusão e, aparentemente, estão tentando evitar que o escândalo atrase os cronogramas de deliberação.


O filho de Suga jantou com os dois burocratas seniores, bem como com Yasuhiko Taniwaki e Mabito Yoshida, ambos vice-ministros de coordenação de políticas no Ministério de Assuntos Internos e Comunicações.


“Peço desculpas profundamente por causar desconfiança entre as pessoas”, disse Takeda, ao revelar que o ministério está considerando repreender os funcionários envolvidos.


A Lei de Ética do Serviço Público Nacional proíbe que funcionários do governo central recebam favores de partes interessadas.


Akimoto disse ao parlamento na sexta-feira que reconhece o filho de Suga como parte interessada. O filho trabalha para a Tohokushinsha Film Corp., unidades das quais operam serviços de transmissão por satélite, e o ministério emite licença de transmissão para eles.


Durante a reunião do Comitê de Orçamento da Câmara dos Representantes na sexta-feira, o ministério revelou que o filho mais velho de Suga admitiu que ele está entre as vozes em uma conversa gravada relatada pela revista semanal Shukan Bunshun.


A revista divulgou online na quarta-feira o que alegou ser uma gravação de áudio das conversas entre o filho, Akimoto e outro oficial de Tohokushinsha, nas quais o filho menciona repetidamente a transmissão via satélite.


Invertendo sua negativa anterior, Akimoto também disse na sessão que deve ter conversado sobre a transmissão via satélite com o filho do primeiro-ministro.


O ministério explicou anteriormente que Akimoto lembra apenas uma parte da conversa gravada, levando o principal partido da oposição, o Partido Democrático Constitucional do Japão, a acusar o ministério de tentar "ocultar sistematicamente" o que aconteceu e exigir uma investigação mais aprofundada.


O chefe do Partido Comunista Japonês, Kazuo Shii, também foi crítico, dizendo que o escândalo "aumentou as suspeitas" de que o processo de formulação de políticas no governo central foi "distorcido".


Ainda assim, Takeda não se retratou de sua declaração na Dieta de que comer e beber não teve impacto sobre a administração da radiodifusão.


A investigação do ministério sobre o assunto descobriu que quatro burocratas seniores jantaram com o mais velho dos três filhos de Suga em um total de 12 ocasiões, começando em 2016, e receberam presentes dele.


O filho do primeiro-ministro conheceu alguns dos funcionários quando serviu como secretário de seu pai, que foi ministro de assuntos internos e comunicações entre 2006 e 2007, de acordo com a revista semanal. Suga disse que não tinha conhecimento dos jantares entre seu filho e os oficiais.